QUERIDOS ALUNOS DE CONVERSAÇÃO, CELP E TODOS OS NÍVEIS, ESPERO QUE GOSTEM DO DOCUMENTÁRIO (CINEMA e ARTE), USAREMOS EM NOSSOS ENCONTROS. O que pode haver de extraordinário num lixo?
PROFESSOR: MANOEL DA SILVA - publicação 001
Você já assistiu ao filme Lixo Extraordinário? Se não, assista. O documentário concorreu ao Oscar em 2011 e mostra um projeto do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário do mundo, Gramacho, no Rio de Janeiro. O filme conta como foi a experiência do artista Vik Muniz ao fazer arte com lixo e transformar a vida de um grupo de catadores.O filme mostra a vida difícil de pessoas que vivem literalmente no lixo e que dependem dele para a sobrevivência. O artista, que nasceu na classe média baixa paulistana e hoje é um dos maiores expoentes das artes visuais no mundo, trabalha com colagens e montagens de materiais diversos para formar retratos. Na proposta Lixo Extraordinário (em inglês Wastalend), Vik resolveu chamar a atenção simultaneamente para o problemas ambiental do lixo e social das condições de trabalho dos catadores de Gramacho. Como forma de dar voz e visibilidade aos trabalhadores do lixo, retratou-os como personagens com montagens gigantes feitas de resíduos do próprio aterro. Os resultados são incríveis!
Muito show!!! Adorei!!! Luziane.
ResponderEliminarEu acho que o filme é muito bom porque mostra que por meio da arte, Vik chamou a atenção de todos fazendo os retratos sobre os problemas ambientais do lixo e as condições de trabalho. Ele fez isto de uma maneira que chegou ao coração da gente que assistiu ao filme. É uma triste realidade que tem que mudar.
ResponderEliminarConcordo também Wanda. Mas que tudo é possível quando queremos. Um ato pequeno, pode ser uma força para atos futuros!!!!
EliminarEu acho que é um filme muito interesante!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarMuito interessante, Patricia. Muito bom pensar que a arte não tem barreiras ela rompe qualquer esteriótipo. O lixo pode ser transformado em arte e arte pode resignificar vidas.
EliminarJá tinha escrito um comentário mas nao apareceu. E un filme muito interessante. Concordo com Wanda que é uma realidad que tem que mudar. Gostei da frase de Valter: 99 no e 100. Sempre temos que lembra-la
ResponderEliminarEssa frase é muito interessante mesmo, quando analisamos como um todo. Fico feliz por todos terem gostado. Muito mais documentários e filmes vem por aí. Fiquem ligados!!!
EliminarBom demais!! Lorena
ResponderEliminarQue bom que gostou, Lorena!!!
Eliminar